Balanço do movimento Pró-Confecom do Espírito Santo

cpc-es_1Desde março de 2009, a Comissão Pró-Confecom do Espírito Santo se reúne para coordenar o processo da Conferência de Comunicação no estado. A partir daí, foi tirada uma Comissão Mobilizadora que passou a realizar reuniões periódicas organizativas.

Essa comissão iniciou um movimento de mobilização com setores da sociedade civil organizada (CUT, Abraço, Enecos, ONGs, Coletivo Intervozes, Federação das Associações de Moradores do ES-Famopes, sindicatos, Centro de Referência da Juventude, representantes do Poder Público em suas várias esferas, entre outros).

Com o apoio de parlamentares foi possível realizar duas Audiências Públicas. A primeira ocorreu no dia 18 de maio, na Câmara Municipal de Vitória, proposta pelo vereador Alexandre Passos (PT-ES). O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Comunicação do Pará, Fábio Castro.

Através do seu presidente, o deputado estadual Cláudio Vereza (PT-ES), a Comissão Permanente de Cultura da Assembléia Legislativa convocou outra Audiência Pública, realizada no dia 18 de junho. O debate teve a colaboração do coordenador da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e secretário geral do Fórum Nacional pela Democratização (FNDC), José Luiz Sóter.

O grupo Pró-Confecom também realizou três etapas do seu Ciclo de Formação, com os seguintes temas: A experiência de criar uma TV Comunitária; Cultura Digital e Mídia Livre; e a Construção de Sistema Público de Rádio e TV.

A Comissão tem participado ativamente de várias atividades, entre elas: Congresso Estadual da CUT (CECUT), Congresso dos Jornalistas, Conferência sobre Direitos Humanos e os movimentos em defesa da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista e contra o AI-5 Digital.cpc-es_3

Na última reunião da Comissão Mobilizadora que aconteceu no dia 15 de julho ficou definida a realização de uma Conferência Regional de Comunicação nos dias 26 e 27 de agosto, envolvendo municípios da Grande Vitória. Serra, Viana, Cariacica e Vitória já confirmaram sua participação.

No dia 17 de julho foi encaminhado ofício solicitando uma audiência com o governador do Estado, Paulo Hartung, para definir a realização da nossa etapa estadual, mas ainda não houve retorno.

Anúncios

Uma resposta para “Balanço do movimento Pró-Confecom do Espírito Santo

  • Vilson Vieira Jr.

    Muito bom ver a Comissão capixaba Pró-Conferência sempre ativa e sem desanimar com o andar preocupante da Comissão Organizadora lá em Brasília, tudo por conta, é claro, dos barões da mídia privada.

    Infelizmente, as obrigações do trabalho me impediram de participar em todas as reuniões, mas quem sabe não apareço nas próximas!?

    Forte abraços a todos da comissão… e continuamos na luta. Dia 25 de agosto, tem audiência pública na Câmara da Serra sobre a CONFECOM. Quero todos lá, pessoal!

    Vilson Jr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: